top of page
                                             Um almoço com o passado

   Era uma manhã comum na escola como qualquer outra, o dia estava acompanhado de um frio extremo, um clima diferenciado no Rio de Janeiro. Gabriel estava em sua aula de biologia, se encontrava bem entediado e desinteressado com a matéria sobre um médico cientista do século dezenove. Ele olhava fixamente para o quadro enquanto seu professor explicava o conteúdo, alguns minutos de aula se passaram e seus olhos começaram a se fechar lentamente fazendo com que Gabriel apagasse.

   Gabriel foi acordando aos poucos, e ao abrir seus olhos levou um susto. O lugar onde estava localizado não tinha nenhuma semelhança com sua escola ou onde morava. Ele se encontrava na calçada sendo o centro das atenções, todos o encaravam por se diferente pelas suas roupas, seu cabelo pintado, mas o que chamava a atenção do menino era o modo que se vestiam, como os lugares eram diferente com aspecto de antigo. Gabriel se levantou pois viu uma multidão de pessoas, se aproximou e era aquele mesmo médico em que seu professor estava falando na aula, Vital Brazil. O médico famoso por ter produzido vacinas, soros contra doenças e picadas de bichos venenosos bem ali em sua frente.

   O cientista estava saindo de sua casa, porém algo lhe chamou atenção, rapidamente o médico ao avistar Gabriel, focando em sua roupa e seu cabelo diferenciado percebeu algo estranho, nunca tinha observado alguém com esse estilo ou algo parecido, era totalmente novo.

   Logo, Vital se aproximou do menino e o chamou para conversar:

  -- Está tudo bem? Como se chama? – perguntou o médico.

  -- Estou bem eu acho, mas com um pouco de fome. – respondeu Gabriel com um olhar confuso.

   O médico sem pensar duas vezes o levou para almoçar em sua casa, o caminho foi todo silencioso. Chegando lá, sentaram-se à mesa e Gabriel perguntou:

  -- Em que lugar estamos, não o reconheço.

  -- Ora, estamos em Niterói!

   Conversa vai, conversa vem, o menino explicou o que aconteceu e o médico estranhou porque não seria possível algo deste jeito ocorrer. Assim que Gabriel terminou sua refeição, o cientista pediu para ele o acompanha-lo até o Instituto Vital Brazil em busca de respostas ou informações, o garoto imediatamente aceitou.

    Ao chegar no local, eles começaram a tentar encontrar respostas, fizeram estudos o dia todo, Vital Brazil fez algumas experiências com Gabriel, lhe ensinou várias curiosidades sobre a ciência e Gabriel enriqueceu muito seu conhecimento.

   Enquanto Vital Brazil falava sobre uma escola que fundou para crianças e adultos, Gabriel levou em choque e fechou os olhos, ao abri-los, escutou seu professor chama-lo após o término da aula, esperou todos saírem, pediu para ele se sentar e começou a contar cada detalhe de seu sonho.

bottom of page